Um olhar Novo
Olhar a Arte é parte inerente ao ser humano independente de seus sentidos. Podemos vê-la sempre a todo instante em todos os lugares.
A arte está por toda parte no nascer no morrer...no chegar e no partir!
Ao refletir alguns questionamentos feitos por alguns alunos quando trabalhei em uma escola de Tempo Integral como professora da disciplina de Arte e Projeto de Vida, deparei-me passeando por minha própria história diante de perguntas como: "Desde quando você faz arte?" ou "Em que momento da sua vida você escolheu estudar Arte?" retornei ao mundo real respondendo a mim mesma novamente:" desde o ventre de minha mãe!" ou como eu respondi na entrevista "desde que eu me entendo por gente!"
Neste ano completarei 20 anos de magistério e 39 de vida "arteira" (me identifico com este adjetivo rs) uma escolha que me faz independente da remuneração a pessoa mais feliz do mundo. Não existe remuneração no mundo que pague eu ver olhos marejados diante da primeira escultura ,diante de um artista de Grafite, ao entrar em uma Sala de Concertos (Sala São Paulo), pisar em um Palco Teatral que consagrou grandes artistas como Ney Latorraca, Bete Mendes, Alexandre Borges e tantos outros, participar de um dos festivais de Teatro mais famosos do Brasil (FESCETE) ou visitar um museu e um grande Teatro como o Coliseu pela primeira vez. Definitivamente não tem preço!
Considero tudo como lucro como aprendizado... reorganizando um dito popular famoso : "Nada se cria tudo se transforma!" Assim como o vaso de cerâmica volta a ser barro desde que seja encaminhado novamente a olaria assim também é a Arte dentro de mim. Uma luz intensa que me transforma toda vez que penso que algo pode chegar ao fim! Me sinto como barro nas mãos do oleiro, Sofro, choro mas transformo tudo em arte no final.
Ano passado tive a oportunidade de ter uma aluna deficiente visual que me ensinou a ver a arte com seus olhos perceber que a sutileza da voz e o tato fazem toda a diferença pois, os olhos vão além de nosso globo ocular o nosso corpo inteiro vê, basta ter a sensibilidade de um ovo ( e por este motivo escolhi a obra "Sunrise by the Ocean", do artista Vladimir Kush) que esconde a mudança dentro de si e transforma tudo ao cumprir sua missão.
Quero nesta nova roupagem deste blog (a começar do título) festejar a ARTE e tudo que ela faz em nossas vidas dentro e fora da educação.
AFINAL
MEU CORPO
RESPIRA
A
R
T
E
Um abraço da Arteira
Vanessa Castelão