3° BIMESTRE
1ª SÉRIE
GUIA DE APRENDIZAGEM 2016 | |||
EE REVERENDO AUGUSTO PAES DE ÁVILA | |||
PROFESSOR: VANESSA CASTELÃO | DISCIPLINA:ARTE | SÉRIES/TURMAS: 1ª A; B e C | |
JUSTIFICATIVA DA UNIDADE | |||
"A proposta deste bimestre fundamenta-se na necessidade da apropriação de temas relacionados a Criação/produção em arte – o fazer artístico faz-se necessário para que no decorrer das aulas as ações na sala de aula aconteçam a fruição estética – apreciação significativa da arte e do universo a ela relacionado, leitura, crítica atrelado ao trabalho docente, pautadas nos quatro pilares - conhecer, fazer, ser e conviver. Considerando o jovem como um produtor cultural, conduzindo o jovem a olhar o próprio contexto, a cidade e a escola, propondo intervenções, desenvolvendo poéticas em projetos individuais e coletivos, realizando festivais, mostras, exposições etc. Incutir no educando a necessidade de atrelar o desenvolvimento dos conteúdos relacionados a disciplina ao seu Projeto de Vida juntamente com o domínio de competências e habilidades necessárias para ministrar a disciplina de arte como produto da história e da multiplicidade de culturas primando a excelência acadêmica." | |||
OBJETIVOS | |||
• Construir critérios para analisar a intervenção em Arte • Articular imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança, gerando projetos de intervenção na escola • Analisar o lugar-espaço-escola como modo de fazer uma leitura-sondagem detonadora de questões propositoras para a intervenção • Utilizar conhecimentos sobre a intervenção em artes visuais, música, teatro ou dança para elaborar e realizar na escola projetos individuais ou colaborativos visando à mediação cultural na escola. | |||
3º BIMESTRE | |||
Situações de aprendizagem | Aulas | Conteúdos da disciplina | Habilidades a serem desenvolvidas |
S. de A. 7- Música | 4 | Sondagem- movendo a apreciação, a música está presente em tudo –pensar em intervenção em música com a exploração do canto coral. | Articular imagens, ideia e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação nas linguagens das artes visuais, música, teatro ou dança, gerando projetos de intervenção na escola. |
S. A. 8 – Dança | 2 | Sondagem (O que penso sobre dança coral?) responder no caderno as questões sobre quem dança, como, onde, em grupo. Falar sobre o registro de coreografia labanotation. Ação expressiva, procurar tema para criar uma coreografia e registrar no caderno, pensar no espaço de apresentação. | Apresentar a ideia da intervenção em artes visuais, música, teatro, ou dança na escola por meio de projetos individuais ou colaborativos visando À mediação cultural na escola. |
S. A. 9 – Teatro | 2 | Sondagem o que penso sobre intervenção cênica? Responder no caderno do aluno, para debate e hipóteses de realizações. Pesquisa em grupo na net sobre o La Fura dels Baus. O que é a falta da 4º parede? Ação expressiva registrar no caderno a discussão sobre a intervenção cênica na escola para gerar uma intervenção e depois retomar a conversa para registrar a experiência estética desenvolvida. | Observar o lugar-espaço-escola como modo de fazer uma leitura-sondagem detonadora de questões propositoras para intervenção. |
S. de A. 10 Conexões entre os territórios de linguagens artísticas, processo de criação e mediação cultural | 2 | criar uma intervenção | Apresentar a ideia da intervenção em artes visuais, música, teatro, ou dança na escola por meio de projetos individuais ou colaborativos visando À mediação cultural na escola. |
APRESENTAÇÃO | 2 | In[ter]venção na escola: arte e ação - Suportes, ferramentas e procedimentos técnicos e inventivos n[ter]venção na escola: arte e ação - O corpo como suporte físico na dança e no teatro | Ampliar a compreensão sobre a intervenção em Arte Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo na linguagem das artes visuais, da música, do teatro ou da dança Analisar os processos já realizados no 1o e no 2o bimestres como um modo de leitura-sondagem para a continuidade dos projetos de intervenção, individuais ou colaborativos. |
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 TEATRO | 2 | In[ter]venção na escola: arte e ação - O corpo do teatro; o corpo do ator/atriz em expressão cênica | Ampliar a compreensão sobre a intervenção em Arte Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo na linguagem das artes visuais, da música, do teatro ou da dança Analisar os processos já realizados no 1o e no 2o bimestres como um modo de leitura-sondagem para a continuidade dos projetos de intervenção, individuais ou colaborativos |
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 DANÇA | 2 | In[ter]venção na escola: arte e ação - O corpo como suporte físico na dança e no teatro | Ampliar a compreensão sobre a intervenção em Arte Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo na linguagem das artes visuais, da música, do teatro ou da dança Analisar os processos já realizados no 1o e no 2o bimestres como um modo de leitura-sondagem para a continuidade dos projetos de intervenção, individuais ou colaborativos |
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 MÚSICA | 2 | In[ter]venção na escola: arte e ação - Corpo espetacular; intervenção em espaços não convencionais; texto/escritura/temas de intervenção cênica | Ampliar a compreensão sobre a intervenção em Arte Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo na linguagem das artes visuais, da música, do teatro ou da dança Analisar os processos já realizados no 1o e no 2o bimestres como um modo de leitura-sondagem para a continuidade dos projetos de intervenção, individuais ou colaborativos |
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 ARTES VISUAIS | 2 | In[ter]venção na escola: arte e ação - Visualidade da forma-conteúdo em conexão com a materialidade e os processos de criação | Ampliar a compreensão sobre a intervenção em Arte Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo na linguagem das artes visuais, da música, do teatro ou da dança Analisar os processos já realizados no 1o e no 2o bimestres como um modo de leitura-sondagem para a continuidade dos projetos de intervenção, individuais ou colaborativos |
Temas Transversais: | Pluralidade Cultural | ||
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS | |||
Atividades autodidáticas | Atividades didático-cooperativas | Atividades Complementares | |
pesquisas relacionadas as linguagens artísticas de acordo com o desenvolvimento da classe | Palestras, Atividades plásticas em grupo | Visitas a lugares culturais tais como: exposições, espetáculos de música, dança e teatro. | |
Valores Trabalhados na disciplina | Critérios de Avaliação | ||
Vivência durante todo o processo ensino-aprendizagem relacionada diretamente aos quatro pilares da educação: aprender a ser; realizar-se como pessoa em sua plenitude; aprender a aprender: adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer: aprender a agir sobre o meio em que vive de maneira competente; aprender a conviver: participar e cooperar com os outros de forma solidária. Projeto de vida. Desenvolver uma postura cidadã; Ética como valor universal dos seres humanos; Defesa da diversidade cultural; A crença na convivência em grupo de forma respeitosa. | Acompanhamento, Provão, Retomada Pedagógica, Atividades Complementres PROJETO PROTAGONISTAS DA ALEGRIA | ||
REFERÊNCIAS | |||
Livros Sugeridos | Sugestões de filmes | Sugestões de sites para pesquisa | |
ANDRÉ, Carminda Mendes. O teatro pós-dramático na escola. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.teses.usp.br>. Acesso em: 16 jul. 2013. ARAUJO, João; PEREIRA, Margarida. 100 anos de frevo. São Paulo: José Ricardo Paes, 2007. BLASS, Leila Maria da Silva. Desfile na avenida, trabalho na escola de samba: a dupla face do carnaval. São Paulo: Annablume, 2007. BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: Editora da Unesp, 2003. BÜTTNER, C. Projetos artísticos nos espaços não institucionais de hoje. In: PALLAMIN, Vera (Org.). Cidade e cultura: esfera pública e transformação urbana. São Paulo: Estação Liberdade, 2002. p. 73-101. CANTON, Katia. Novíssima arte brasileira: um guia de tendências. São Paulo: Iluminuras, 2001. CASTRO, Alice Viveiros de. O elogio da bobagem: palhaços no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Família Bastos, 2005. COSTA, Cacilda Teixeira da. Arte no Brasil 1950-2000: movimentos e meios. São Paulo: Alameda, 2004. CUNHA, Newton. Dicionário Sesc: a linguagem da cultura. São Paulo: Perspectiva, Sesc São Paulo, 2003. FARIAS, Agnaldo. Arte brasileira hoje. São Paulo: Publifolha, 2002. GITAHY, Celso. O que é graffiti. São Paulo: Brasiliense, 1999. (Coleção Primeiros Passos.) GOULART, Diana; COOPER, Malu. Por todo canto: método de técnica vocal – 40 vocalises para música popular. São Paulo: G4 Editora, 2002. Inclui 2 CDs de áudio. HERNANDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007. ______. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 2000. LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007. LEMOS, Carlos A. C. O que é patrimônio histórico. São Paulo: Brasiliense, 2004. (Coleção Primeiros Passos.) MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; TELLES, M. Terezinha. A língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998. (Coleção Didática do Ensino.) Caderno do Aluno, deixando as páginas anterior e posterior como suporte. Assim, essa folha pode ser cortada, furada, dobrada, amassada, vincada, trabalhada com frottage (esfregando lápis sobre texturas diversas), desenhada, pintada, colada e complementada com palavras-síntese do que foi discutido sobre intervenção nas várias linguagens artísticas. 70 MARTINS, Mirian Celeste. Mediando [con]tatos com mediação cultural, v. 1, n. 1. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, Pós-graduação, novembro de 2007. MOMMENSON, Maria; PETRELLA, Paulo (Orgs.). Reflexões sobre Laban, o mestre do movimento. São Paulo: Summus, 2006. | Vídeo Mar de gente - Ivaldo Bertazzo | CIRCO CONTEMPORÂNEO. Disponível em: <http://www.parlapatoes.com.br/>; <http://www.namakaca.com.br>; <http://www.piafraus.com.br>; <http://www.teatrodeanonimo.com. br>; <http://www.acrobaticofratelli.com.br>;<http://www.intrepidatrupe.com.br>.Acessos em: 5 nov. 2013. DANÇA. Disponível em: <http://www.idanca.net>; <http://www.centrocultural.sp.gov.br/danca/index.htm>. Acessos em: 5 nov. 2013. EARLY MUSIC AMERICA. Música medieval, renascentista, barroca e clássica. Disponível em: <http://earlymusic.org>.Acesso em: 26 set. 2013. ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL DE ARTE E CULTURA BRASILEIRAS. Disponível em: <http://novo.itaucultural.org.br/conheca/enciclopedia/>. Acesso em: 26 jun. 2013. ESCOLAS DE CIRCO. Disponível em: <http://www.funarte.gov.br/circo/>; <http://www.galpaodocirco.com.br>; <http://www.pindoramacircus.com.br/>. Acessos em: 29 maio 2013. GILBERTO GIL. Disponível em: <http://www.gilbertogil.com.br>. Acesso em: 30 maio 2013. GRUPO PORO. Disponível em: <http://poro.redezero.org>. Acesso em: 20 maio 2013. INSTITUTO ARTE NA ESCOLA. DVDteca.Disponível em: <http://www.artenaescola.org. br/dvdteca/>. Acesso em: 29 maio 2013. INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (Iphan). Disponível em: <http://www.iphan.gov.br/portal/>. Acesso em: 29 maio 2013. JENNY HOLZER. Disponível em: <http://www.magnetoscopio.com.br/jenny_holzer.htm>. Acesso em: 30 maio 2013. JORGE MACCHI. Disponível em: <http://jorgemacchi.com> (em inglês e espanhol). Acesso em: 29 maio 2013. LA FURA DELS BAUS. Disponível em: <http://lafura.com> (em inglês). Acesso em: 5 nov. 2013. MÔNICA NADOR E JARDIM MIRIAM ARTE CLUBE (Jamac). Disponível em: <http://www.jamac.org.br>; <http://entretenimento.uol.com.br/27bienal/artistas/jamac. jhtm>. Acessos em: 5 nov. 2013. MPB4. Disponível em: <http://www.mpb4.com.br>. Acesso em: 30 maio 2013. | |
VALIDAÇÃO PCA | VALIDAÇÃO PCG | VALIDAÇÃO DIRETOR | |
2ª SÉRIE
GUIA DE APRENDIZAGEM 2016 | |||
EE REVERENDO AUGUSTO PAES DE ÁVILA | |||
PROFESSOR:VANESSA | DISCIPLINA: ARTE | SÉRIES/TURMAS: 2ª A; B e C | |
JUSTIFICATIVA DA UNIDADE | |||
A proposta deste bimestre fundamenta-se na necessidade da apropriação de temas relacionados a Criação/produção em arte – o fazer artístico faz-se necessário para que no decorrer das aulas as ações na sala de aula aconteçam a fruição estética – apreciação significativa da arte e do universo a ela relacionado, leitura, crítica atrelado ao trabalho docente, pautadas nos quatro pilares - conhecer, fazer, ser e conviver. Considerando o jovem como um produtor cultural, conduzindo o jovem a olhar o próprio contexto, a cidade e a escola, propondo intervenções, desenvolvendo poéticas em projetos individuais e coletivos, realizando festivais, mostras, exposições etc. Incutir no educando a necessidade de atrelar o desenvolvimento dos conteúdos relacionados a disciplina ao seu Projeto de Vida juntamente com o domínio de competências e habilidades necessárias para ministrar a disciplina de arte como produto da história e da multiplicidade de culturas primando a excelência acadêmica." | |||
OBJETIVOS | |||
Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança • Operar com diferentes procedimentos artísticos na criação de poéticas pessoais ou processos colaborativos • Pesquisar festivais e salões como formas de mostrar a produção artística • Analisar processos já realizados nos bimestres anteriores para dar continuidade aos projetos individuais ou colaborativos Elaborar, realizar, mostrar e documentar um projeto poético • Reconhecer conceitos, procedimentos e conteúdos investigados e experimentados em Arte durante o ano letivo. | |||
3º BIMESTRE | |||
Situações de aprendizagem | Aulas | Conteúdos da disciplina | Habilidades a serem desenvolvidas |
Situação de Aprendizagem 8 - Música | 2 | Vivenciar a intervenção poética durante o fazer da construção artística, inventando o seu modo de fazer. | Vivenciar a intervenção poética durante o fazer da construção artística, inventando o seu modo de fazer. |
Situação de Aprendizagem 9 – Dança | 2 | Dança- Investigar as potencialidades das relações entre linguagens e forma e conteúdo. | Investigar as potencialidades das relações entre linguagens e forma e conteúdo. |
Situação de Aprendizagem 10 – Teatro | 2 | intervenção poética durante o fazer da construção artística, inventando o seu modo de fazer. | Vivenciar a intervenção poética durante o fazer da construção artística, inventando o seu modo de fazer. |
Situação de Aprendizagem 11 - Conexões entre os Territórios de linguagens artísticas, forma-conteúdo e processo de criação. | 2 | Conexões entre os Territórios de linguagens artísticas, forma-conteúdo e processo de criação. | Inventar e elaborar a escrita de pré-projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para realização do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno, no 2º semestre. |
S. A. 1 - MÚSICA | 2 | Tempo de fazer, gestando o mostrar | Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança Operar com diferentes procedimentos artísticos na criação de poéticas pessoais ou processos colaborativos Pesquisar festivais e salões como formas de mostrar a produção artística Analisar processos já realizados nos bimestres anteriores para dar continuidade aos projetos individuais ou colaborativos |
S. A. 2 - DANÇA | 2 | Tempo de fazer, gestando o mostrar - O festival e o salão como modo de mostrar a produção | Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança Operar com diferentes procedimentos artísticos na criação de poéticas pessoais ou processos colaborativos Pesquisar festivais e salões como formas de mostrar a produção artística Analisar processos já realizados nos bimestres anteriores para dar continuidade aos projetos individuais ou colaborativos |
S. A. 3 - ARTES VISUAIS | 4 | Tempo de fazer, gestando o mostrar - O desenho de animação | Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança Operar com diferentes procedimentos artísticos na criação de poéticas pessoais ou processos colaborativos Pesquisar festivais e salões como formas de mostrar a produção artística Analisar processos já realizados nos bimestres anteriores para dar continuidade aos projetos individuais ou colaborativos |
S. A. 4 - TEATRO | 4 | Tempo de fazer, gestando o mostrar - A improvisação teatral | Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança Operar com diferentes procedimentos artísticos na criação de poéticas pessoais ou processos colaborativos Pesquisar festivais e salões como formas de mostrar a produção artística Analisar processos já realizados nos bimestres anteriores para dar continuidade aos projetos individuais ou colaborativos |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS | |||
Atividades autodidáticas | Atividades didático-cooperativas | Atividades Complementares | |
página 48- 56 ; 59- 72 | Palestras, Atividades plásticas em grupo | visitas a lugares culturais tais como: exposições, espetáculos de música, dança e teatro. | |
Valores Trabalhados na disciplina | Critérios de Avaliação | ||
pesquisas relacionadas as linguagens artísticas | processual. Visitas a lugares culturais tais como: exposições, espetáculos de música, dança e teatro. | ||
REFERÊNCIAS | |||
Livros Sugeridos | Sugestões de filmes | Sugestões de sites para pesquisa | |
PEIXOTO, Maria Ines Hamann. Arte e Grande Público: a distância a ser extinta. Campinas: | PROGRAMA CULTURA E CURRÍCULO BUARQUE, Chico. Roda viva. Rio de Janeiro:EMI, 2006. (Série Chico Buarque Especial, 4.) 1 DVD. PASCOAL, Hermeto; ZIMBO TRIO; GISMONTI,Egberto. Hermeto Pascoal, Zimbo Trio e Egberto Gismonti – ao vivo na Sala Cecília Meireles (RJ). Rio de Janeiro: ALG Áudio e Vídeo, 2006. 1 DVD. | profvanessaarte.blogspot.com.br FOTOGRAFIA BRASILEIRA. Disponível em: <http://www.imafotogaleria.com.br/galeria>. Acesso em: 25 jul. 2013. HENRI CARTIER-BRESSON. Disponível em: <http://www.henricartierbresson.org/index_en.htm> (em inglês). Acesso em: 25 jul. 2013. HERMETO PASCOAL. Disponível em: <http://www.hermetopascoal.com.br>, <http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/ver/hermeto-pascoal>. LUCIANO MARIUSSI. Disponível em:<http://www.muvi.advant.com.br/artistas/l/ luciano_mariussi/luciano_mariussi.htm>. Acesso em: 20 maio 2013. LYGIA CLARK. Disponível em: <http://www.lygiaclark.org.br>. Acesso em: 20 maio 2013. QUASAR CIA. DE DANÇA. Disponível em:<http://quasarciadedanca.blogspot.com.br/>. | |
VALIDAÇÃO PCA | VALIDAÇÃO PCG | VALIDAÇÃO DIRETOR | |
3ª SÉRIE
GUIA DE APRENDIZAGEM 2016 | |||
EE REVERENDO AUGUSTO PAES DE ÁVILA | |||
PROFESSOR: VANESSA CASTELÃO | DISCIPLINA: ARTE | SÉRIES/TURMAS: 3ª A; B e C | |
JUSTIFICATIVA DA UNIDADE | |||
A proposta deste bimestre fundamenta-se na necessidade da apropriação de temas relacionados a Criação/produção em arte – o fazer artístico faz-se necessário para que no decorrer das aulas as ações na sala de aula aconteçam a fruição estética – apreciação significativa da arte e do universo a ela relacionado, leitura, crítica atrelado ao trabalho docente, pautadas nos quatro pilares - conhecer, fazer, ser e conviver. Considerando o jovem como um produtor cultural, conduzindo o jovem a olhar o próprio contexto, a cidade e a escola, propondo intervenções, desenvolvendo poéticas em projetos individuais e coletivos, realizando festivais, mostras, exposições etc. Incutir no educando a necessidade de atrelar o desenvolvimento dos conteúdos relacionados a disciplina ao seu Projeto de Vida juntamente com o domínio de competências e habilidades necessárias para ministrar a disciplina de arte como produto da história e da multiplicidade de culturas primando a excelência acadêmica. | |||
OBJETIVOS | |||
• Propiciar o desenvolvimento das habilidades de investigar, por meio da experimentação (voz e corpo), os percursos para a construção poética e o processo de criação musical; reconhecer as profissões existentes no campo da música para compreender sua atuação no mercado de trabalho; observar as tendências musicais apresentadas pelas mídias e os diversos recursos tecnológicos digitais em diálogo com o território da mediação cultural. • Compreender os conceitos estudados e sua relação com a produção de um espetáculo teatral de animação. • Possibilitar o estudo sobre a origem dessa modalidade teatral e sua trajetória até a contemporaneidade; • Ampliar as possibilidades de pesquisa sobre as profissões relacionadas à sua produção. " | |||
3º BIMESTRE | |||
Situações de aprendizagem | Aulas | Conteúdos da disciplina | Habilidades a serem desenvolvidas |
1- Música – Jingle | 10 | Proposição 1: Jingle – Movendo a apreciação: escuta musical Proposição 2: Jingle – Expressão poética / Proposição 3: Jingle – Criando efeitos sonoros na sala de informática / Proposição 3: Jingle – Criando efeitos sonoros na sala de informática / | ► Investigar, por meio da experimentação (voz e corpo), quais os percursos para a construção poética e o processo de criação musical do Jinglista e do DJ; |
2 - Música – DJ | 4 | Proposição 1: Percussão corporal – tirando o som do próprio corpo / Proposição 2: Percussão vocal – como reproduzir sons / Proposição 3: DJ – Ação expressiva / | ► Reconhecer as profissões existentes no campo da música para compreender sua atuação no mercado de trabalho; ► Observar as tendências musicais apresentadas pelas mídias e os diversos recursos tecnológicos digitais. |
3 - Início, meio e fim – ações para divulgar | 6 | Situação de Aprendizagem III: Início, meio e fim – ações para divulgar / | ► Reconhecer as profissões existentes no campo da música para compreender sua atuação no mercado de trabalho; ► Observar as tendências musicais apresentadas pelas mídias e os diversos recursos tecnológicos digitais. |
Temas Transversais: | • Pluralidade Cultural | ||
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS | |||
Atividades autodidáticas | Atividades didático-cooperativas | Atividades Complementares | |
pesquisas relacionadas as linguagens artísticas | Palestras, Atividades e/ou colaborativas; publicação o blog da sala | visitas a lugares culturais tais como: exposições, espetáculos de música, dança e teatro (com registro acerca do assunto tratado. | |
Valores Trabalhados na disciplina | Critérios de Avaliação | ||
ÉTICA E RESPEITO NAS PRODUÇÕES INDIVIDUAIS OU COLABORATIVAS. | "Avaliação contínua e formativa, em processo dinâmico; Observação da participação e discussões em sala de aula e das produções artísticas referentes aos conteúdos estudados; atividades em grupo; produções textuais. Verificação de conteúdo ligados a disciplina área de conhecimento e demais disciplinas. " | ||
REFERÊNCIAS | |||
Livros Sugeridos | Sugestões de filmes | Sugestões de sites para pesquisa | |
"DOMINGUES, Diana (org.). Arte, ciência e tecnologia: passado, presente e desafios; Flávia Gisela Saretta et al., tradutores – São Paulo: Editora UNESP, 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Alice Vieira. – São Paulo: SEE, 2010. Geraldo de Oliveira Suzigan, Gisa Picosque, Jéssica Mami Makino, Miriam Celeste Martins, Sayonara Pereira, São Paulo: SEE, 2009. SCHLICHTA, Consuelo. Arte e educação, há um lugar para a arte no ensino médio?/Consuelo Schlichta – Curitiba: Aymará, 2009. ZUBEN, Paulo, 1969 – Música e Tecnologia: o som e seus novos instrumentos/Paulo Zuben – São Paulo. Irmãos Vitale. 2004 – (Conexões Musicais) | PROGRAMA TV ESCOLA- Caminhos da escola - Especial - Desafio luteria - A Música Nunca Parou | BEATBOX, Fernandinho – Caminho Estreito - http://www.fernandinhobeatbox.com.br Direitos autorais - http://www2.cultura.gov.br/site/?cat=187. Direitos autorais – Lei no 9.610, de 19.02.1998 http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/5198.html Domínio Público – http://www.dominiopublico.gov.br Portal do Professor/MEC – http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html" www.profvanessaarte.blogspot.com.br |
Nenhum comentário:
Postar um comentário