1ª série


REVISÃO PROVÃO 3º BIM





VOL. 2 

S.A. 1 


Entrevista com as Cias de Teatro 

Entrevista com Giovane Oliveira Ator da Cia de Teatro (Publicado em 19 de ago de 2015)
Um pouco da minha vida no teatro, como integrante da Cia de Artes Jeová Nissi.
Clique aqui para conferir a entrevista na íntegra 


Intervenção da Exposição Revolução Genômica






Adalberto atrapalha a extração de DNA realizada na Exposição Revolução Genômica, então Maristela quer impedi-lo , mas não consegue então começam a discutir o relacionamento dos dois. Texto é de autoria de Auber Bettinelli

____________________________________________________________________________________

S.A. 2 


                          ESPETÁCULO DANÇA E TEATRO 
                              MAR DE GENTE 
Mar de Gente, o primeiro espetáculo da Cia. TeatroDança Ivaldo Bertazzo, tem como tema central o olhar do artista sobre a evolução do homem, seu percurso ao longo do tempo, a forma como nos inserimos no mundo atual e quais são suas possibilidades de sobrevivência no futuro. Essas questões são o ponto de partida da criação do novo espetáculo. “Não quero fazer uma crítica destrutiva ao mundo moderno, mas uma proposta de reflexão”, explica Ivaldo.
Para discutir os caminhos e as escolhas da humanidade, Bertazzo desenvolveu uma coreografia pautada na individualidade dos corpos dos jovens da Companhia. “Nosso desafio é realizar o encontro entre o corpo de um jovem urbano, contemporâneo, da periferia de uma grande cidade, com ritmos musicais dos séculos XIX e XX”, destaca Ivaldo.
Em Mar de Gente, há uma maior liberdade gestual e cada bailarino apresenta uma linguagem própria. Há diferentes propostas coreográficas, aprimoramento da técnica, e uma melhor compreensão do movimento e da expressão.
A MÚSICA
A trilha sonora de Mar de Gente foi criada com base em compositores que foram buscar, na música folclórica, inspiração para seu trabalho. Da Hungria, temos o trabalho da cantora Marta Sebestyen e da Budapest Baroque. Da Bulgária, o canto tradicional Women’s Choir of Sofia. Da Romênia, a música interpretada pela Paraschiv Opera Orchestra. A música tcheca está presente com uma peça de Leos Janacek (1854/1928). Já a música cigana chega por meio do som do grupo de ciganos europeus Les Yeux Noirs, que apresenta a música cigana com roupagem contemporânea.
Do Egito, Ivaldo nos apresenta Soliman Gamil (1924/1994), um músico experimental que pontuou seu trabalho a partir de uma pesquisa com instrumentos do antigo Egito. Da Rússia, uma tríade de compositores clássicos do século XIX: Modest Petrovich Mussorgski (1839/1981), um dos pioneiros no estudo das raízes da música russa; Dmistri Shostakovitch (1906/1975), cuja obra clássica tem uma forte influência de temas militares; por fim, relembra o trabalho do Aleksandr Porfirevich Borodin (1833/1887), outro estudioso da música de origem russa.
O FIGURINO
O figurino de Fábio Namatame integra-se harmonicamente à proposta do espetáculo. Como ele mesmo explica, “minha pesquisa seguiu em direção a lugares muito diferentes, mas que na verdade convergem para um resultado visual bastante semelhante. Procurei uma mistura de russos, mongóis, japoneses, turcos, indianos, balineses, africanos e alguns índios latino-americanos. Uma aparente mistura desconexa, a princípio, mas que, para minha surpresa, resultou em alguns elementos em comum de cada cultura, sem uma prévia identificação, mas com detalhes de corte e cores reconhecíveis de um povo guardado da nossa memória.”
O CENÁRIO
O palco totalmente limpo e sem referências foi idealizado para ressaltar o trabalho dos bailarinos. Tudo estará a serviço do desempenho do corpo de dança. O palco vazio será preenchido por um povoado de lugar nenhum e de todos os lugares, de uma forma teatral sem truques, mas com uma verdade de interpretação.
A proposta está enfocada no tema e não na criação de uma ambientação que nos remeta a algum espaço determinado. Pelo contrário, Bertazzo tem a intenção de destacar a individualidade e a capacidade da recriação poética através da emoção da interpretação coreográfica, teatral e sensorial dos bailarinos.
Uma escadaria no palco tem a função de destacar algumas cenas, colocando em planos diferentes subidas e descidas, altos e baixos, horizontalidade e verticalidade. Preta e neutra, irá se movimentar durante o espetáculo, sugerindo geografias cênicas. Tudo a serviço da trajetória da civilização.
O GRUPO
A Companhia TeatroDança Ivaldo Bertazzo, fundada em junho de 2007, é resultado de um trabalho de quatro anos de capacitação de jovens para o ingresso no mercado de trabalho artístico através de um projeto de parceria com o SESC, denominado Grupo Dança Comunidade/SESC, patrocinado pela Petrobrás e com co-patrocínio do Instituto Votorantim. Com este projeto, foram realizados os premiados espetáculos “Samwaad” (2003) e “Milágrimas” (2005).
Em Mar de Gente, primeiro trabalho profissional destes jovens, a Cia. TeatroDança Ivaldo Bertazzo realiza sua grande estréia, e muito além disso, uma enorme conquista.
                                   Fantástico - Mar de Gente

Globo Reporter - Projeto Dança Comunidade, Ivaldo Bertazzo




_________________________________________________________________



Artes Visuais

ALEXANDRE ORION - Ossario
Pintar Paredes E UMA Prática Comum de Tempos mínimos das Cavernas, mas muitas Encontra los em Coisas mudaram desde a arte rupestre. Este Produção Originais that I.Sat Destaca o histórico, Único e ATÉ MESMO sagrado Mundo das pichações de rua de São Paulo, Buenos Aires e Cidade do México. O Estilo E de reality show e OS Cenários São Como Ruas dessas Grandes Cidades da América Latina. CADA UM DOS 13 episódios E Dedicado a Autor hum.


Grafiteiros OS GÊMEOS- -
Os Gêmeos São UMA Dupla de Irmãos Gêmeos idênticos grafiteiros de São Paulo, Nascidos los 1974, cujos nomos São reais Otávio e Gustavo Pandolfo. Formados los Desenho de Comunicação Pela Escola Técnica Estadual Carlos da Campos, começaram a pintar grafites em 1987 e gradualmente tornaram-se UMA das Influências Mais Importantes na cena local, Ajudando A definir hum Estilo brasileiro de grafite.
OS TRABALHOS DA DUPLA o Estação presentes EM Diferentes Cidades DOS ESTADOS UNIDOS, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba, para US ligação entre paises. Os Temas Vao de Retratos de Família A Crítica um e social, a politica; o Estilo formou-se Tanto Pelo hip hop tradicional Como Pela pichação. [1]

Em 22 de maio de 2008, executaram UMA Pintura da fachada da Tate Modern, de Londres, par a Exposição Street Art, juntamente com o grafiteiro brasileiro Nunca, o Grupo Faile, de Nova York; JR, de Paris; Blu, da Itália; e Sixeart, de Barcelona.


Patrimónios Culturais - materiais e Imateriais



O Em muitas Cidades, Construções Modernas convivem com Praças, Monumentos, Ruas e Edificios Antigos. Algumas das Construções preservadas TEM grande valor par a Cultura e São chamados de Patrimónios Históricos Culturais UO materiais. Estes PODEM Ser Bens Móveis e Imóveis. A UNESCO define Como Patrimônio Imaterial Cultural "como Práticas, Representações, expressões, conhecimentos e Técnicas - Junto com OS Instrumentos, Objetos, Artefatos e Lugares Culturais Que lhes São Associados - comunidades Como Que, OS Grupos e, EM alguns Casos, Os indivíduos reconhecem Como Parte Integrante de Seu Patrimônio Cultural ". Os Patrimónios Culturais materiais e imaterial Brasileiros o Estação garantidos a Proteção, Preservação e Conservação Pela Lei Federal n º 25, de 30 de Novembro de 1937 hum QUAL Definir Como Fazer Regras "tombamento" DOS Bens pertencentes AO "Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN" .


Lixo Extraordinário Documentário - ARTE CONTEMPORÂNEA (PROGRAMA CULTURA E CURRÍCULO - CINEMA VAI À ESCOLA



                                                                                .


Situação de Aprendizagem 8 - Dança 




O Dicionário Laban - Lenira Rengel



Trecho do debate between:
Lenira Rengel - O Dicionário Laban, Vânia Leite - Como Máscaras na Commedia Dell'arte e Victor de Seixas - A Mimica Corporal Dramática

I Colóquio Pyndorama - A Devoração do Corpo - Julho de 2008

www.mimicas.com.br



Laban Movimento. (Parte 1/2)

Um DOS Raros Vídeos (TALVEZ o Único) SOBRE O Trabalho dEste Gênio da Dança e do Movimento. O Vídeo enfatiza a importancia da Obra de Rudolf Von Laban Pará o Universo Educacional ee Feito a Partir de Depoimentos e Imagens de ARQUIVO Que valorizam o Contexto Histórico. 




Laban Movimento. (Parte 2/2)


Situacao de Aprendizagem 7 - Música 


Vocal local - Dance Mix 90 de acapella medley



Gilberto Gil - Palco



Thomas Tallis - 'Sancte Deus' realizada POR Chapelle du Roi.wmv


Visuais Intervenção 


Intervenção Cênica 



TEATRO (SITUAÇÃO de Aprendizagem 4)


Apresentação de Trabalhos 

1 ° O 
Trabalhos E Pesquisas DE Alunos - Compartilhados 
TEATRO GREGO ( CLIQUE AQUI )
TEATRO DAS SOMBRAS (CLIQUE AQUI )


1 ° B
TRABALHOS E Pesquisas DE Alunos -COMPARTILHADOS
TEATRO (CLIQUE AQUI) 


1 ° C 
Trabalhos E Pesquisas DE Alunos - Compartilhados 




Ferramenta Tecnológica videoaula - História do Teatro Grego












MÚSICAS Circenses - TRICICLO JAZZ BAND 

Doutores da Alegria O Filme (Peregrino, 2014)

"Doutores da Alegria" E hum Filme sensivel e Bem humorado, Que resgata a importancia da Figura do palhaço, um Ser irreverente, Sábio e generoso, Capaz de provocar verdadeiras Transformações com o SUA capacidade de Olhar a Vida POR Novos Ângulos. Sempre apontando o ridículo da Situação Nele MESMO, O Palhaço Torna-se UMA Figura para remexer Baus empoeirados Ideais, Estruturas chacoalhar, arejar Nossas Mentes. Com UMA FOTOGRAFIA Belíssima, ritmo Rápido, ea delicada DIREÇÃO de Mara Mourão, O Filme retrata o Trabalho do Grupo de Artistas Que trabalha com crianças hospitalizadas e de Além Vai, convidando-SOE hum Pensar SOBRE O Papel da Arte em Nossas Vidas. De Além de ter Sido considerado Pela UNESCO UMA Obra Que Promove UMA Cultura de Paz, recebeu Vários Prêmios no Brasil e Exterior. Muito Mais Que hum Filme, Uma Lição de Vida!

                                                                                .
MÚSICA


.

Rocha e Músicas dos Anos 60 - parte 1


"Músicas & Momentos" Grandes Músicas dos Anos 60 jamais Pará esquecer.Elvis Presley, Bill Haley, Paul Anka. (Achiles)


MUSICAS:  01- FORRÓ DE CABO A RABO /  02- DE FIA PAVI / 03- DEIXE A TANGA VOA / 04-SANFONINHA CHORADEIRA / 05- Danado de Bom (Elba Ramalho) /  06- ENGABELANDO /  07- FORRÓ NUMERO UM (Gal Costa ) /  08- CASAMENTO DE ROSA /  09- NEM SE DESPEDIU DE MIM /  10 PAGODE RUSSO
11-APROVEITA GENTE /  12 RESPEITA JANUARIO / 13 e súplica CEARENSE (Fagner) / 14-VIDA DE Viajante (Gonzaguinha) /  Homenagem ao artista  LUIZ GONZAGA

APRESENTAÇÃO SEMINÁRIO SOBRE TIPOS (aparencia MUSICAIS)
1 ° O /     1 ° B / 1 ° C
RAP
SAMBA
FUNK
BOSSA NOVA    BOSSA NOVA 
FORRÓ
REGGAE   REGGAE
ROCHA
AXÉ   AXÉ 




1 ° C
RAP
SAMBA
FUNK
BOSSA NOVA
FORRÓ
REGGAE


Paisagem Sonora

CONCEITO

Origem: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.



Paisagem Sonora E hum Conceito Que TEM ORIGEM na Palavra Inglesa "Paisagem Sonora" e Que se caracteriza Pelo Estudo e Análise do Universo Sonoro Que Nos Rodeia. Uma Paisagem Sonora E Composta Pelos Diferentes Filhos Que compõe hum Determinado Ambiente, sejam ESSES Filhos de Origem Naturais, Humana, Tecnológica UO industrial. O Estudo de PAISAGENS sonoras enquadra-se no Âmbito da Ecologia Acústica.
O Conceito Paisagem Sonora Teve Origem e atraves definiu-se fazer o Grupo de Trabalho dirigido POR  R. Murray Schafer  (Músico, compositor, ambientalista, professor e investigador). R. Murray Shafer los Conjunto COM Para nos ligam Investigadores, Como  Barry Truax  e  Hildegard Westerkamp  fundou o Fórum Mundial de Ecologia Acústica, Assim Como Mais Tarde o  Projeto Mundo Soundscape . Estes Grupos foram responsáveis ​​Pela Publicação de alguns dos Documentos relativos Mais RELEVANTES AO Estudo de PAISAGENS Sonoras e Ecologia Acústica. Livros Como "Soundscape - A afinação do Mundo" de Shafer ajudaram a desenvolver hum SENTIDO Crítico, Analítico e atento relativamente AO Ambiente Sonico Que Nos Rodeia, modificações a Assim Como ÀS SUAS sucessivas no decorrer da História, principalmente à Medida Que Como civilizações se desenvolviam e tecnologicamente industrial.

Exemplos DE PAISAGEM SONORA

Documentário Sobre a Paisagem Sonora Enativa: Anápolis enativa

Documentário da Obra executada los Anápolis - Goiás, EM 23 de outubro de 2013 Por OCASIÃO da Exposição de Arte, Ciência e Tecnologia, Evento eu CIPEEX da UniEvangélica.

Dois Carros, equipados com auto-Falantes externos, circulam POR UM Percurso Específico Tocando hum CD com a seguinte locução laço los Rodando: "Atenção, Atenção freguesia, ESTA Passando na rua SUA, o Carro da Paisagem Sonora Escuta.!". Entre Como repetições existem Espaços que Vao aumentando de 10 segundos ATE 2 Minutos E Depois diminuem, Fazendo ESSE Ciclo de Expansão e retração de Espaço de Escuta, enquanto OS Carros fazem o Percurso.




Paisagem Sonora (O Som do Coração)

Publicado em  15/06/2012
Cenas retiradas do Filme O Som do Coração ... Exemplo de Paisagem Sonora ...



Paisagem Sonora - Cidade

Enviado los  26/08/2010
Áudio CRIADO POR Alunos de Arquitetura da Unicamp


_________________________________________________________________________________
Artes Visuais

ALEXANDRE ORION - Ossario
Pintar Paredes E UMA Prática Comum de Tempos mínimos das Cavernas, mas muitas Encontra los em Coisas mudaram desde a arte rupestre. Este Produção Originais that I.Sat Destaca o histórico, Único e ATÉ MESMO sagrado Mundo das pichações de rua de São Paulo, Buenos Aires e Cidade do México. O Estilo E de reality show e OS Cenários São Como Ruas dessas Grandes Cidades da América Latina. CADA UM DOS 13 episódios E Dedicado a Autor hum.


Grafiteiros OS GÊMEOS- -
Os Gêmeos São UMA Dupla de Irmãos Gêmeos idênticos grafiteiros de São Paulo, Nascidos los 1974, cujos nomos São reais Otávio e Gustavo Pandolfo. Formados los Desenho de Comunicação Pela Escola Técnica Estadual Carlos da Campos, começaram a pintar grafites em 1987 e gradualmente tornaram-se UMA das Influências Mais Importantes na cena local, Ajudando A definir hum Estilo brasileiro de grafite.
OS TRABALHOS DA DUPLA o Estação presentes EM Diferentes Cidades DOS ESTADOS UNIDOS, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba, para US ligação entre paises. Os Temas Vao de Retratos de Família A Crítica um e social, a politica; o Estilo formou-se Tanto Pelo hip hop tradicional Como Pela pichação. [1]

Em 22 de maio de 2008, executaram UMA Pintura da fachada da Tate Modern, de Londres, par a Exposição Street Art, juntamente com o grafiteiro brasileiro Nunca, o Grupo Faile, de Nova York; JR, de Paris; Blu, da Itália; e Sixeart, de Barcelona.


Patrimónios Culturais - materiais e Imateriais



O Em muitas Cidades, Construções Modernas convivem com Praças, Monumentos, Ruas e Edificios Antigos. Algumas das Construções preservadas TEM grande valor par a Cultura e São chamados de Patrimónios Históricos Culturais UO materiais. Estes PODEM Ser Bens Móveis e Imóveis. A UNESCO define Como Patrimônio Imaterial Cultural "como Práticas, Representações, expressões, conhecimentos e Técnicas - Junto com OS Instrumentos, Objetos, Artefatos e Lugares Culturais Que lhes São Associados - comunidades Como Que, OS Grupos e, EM alguns Casos, Os indivíduos reconhecem Como Parte Integrante de Seu Patrimônio Cultural ". Os Patrimónios Culturais materiais e imaterial Brasileiros o Estação garantidos a Proteção, Preservação e Conservação Pela Lei Federal n º 25, de 30 de Novembro de 1937 hum QUAL Definir Como Fazer Regras "tombamento" DOS Bens pertencentes AO "Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN" .


Lixo Extraordinário Documentário - ARTE CONTEMPORÂNEA (PROGRAMA CULTURA E CURRÍCULO - CINEMA VAI À ESCOLA



Nenhum comentário:

Postar um comentário