GUIA DE APRENDIZAGEM

3° BIMESTRE

1ª SÉRIE


GUIA DE APRENDIZAGEM 2016
EE REVERENDO AUGUSTO PAES DE ÁVILA
PROFESSOR: VANESSA CASTELÃODISCIPLINA:ARTESÉRIES/TURMAS: 1ª A; B e C
JUSTIFICATIVA DA UNIDADE
"A proposta deste bimestre fundamenta-se na necessidade da apropriação de temas relacionados a Criação/produção em arte – o fazer artístico faz-se necessário para que no decorrer das aulas as ações na sala de aula aconteçam a fruição estética – apreciação significativa da arte e do universo a ela relacionado, leitura, crítica atrelado ao trabalho docente, pautadas nos quatro pilares - conhecer, fazer, ser e conviver.
Considerando o jovem como um produtor cultural, conduzindo o jovem a olhar o próprio contexto, a cidade e a escola, propondo intervenções, desenvolvendo poéticas em projetos individuais e coletivos, realizando festivais, mostras, exposições etc.
Incutir no educando a necessidade de atrelar o desenvolvimento dos conteúdos relacionados a disciplina ao seu Projeto de Vida juntamente com o domínio de competências e habilidades necessárias para ministrar a disciplina de arte como produto da história e da multiplicidade de culturas primando a excelência acadêmica."
OBJETIVOS
• Construir critérios para analisar a intervenção em Arte
• Articular imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança, gerando projetos de intervenção na escola
• Analisar o lugar-espaço-escola como modo de fazer uma leitura-sondagem detonadora de questões propositoras para a intervenção
• Utilizar conhecimentos sobre a intervenção em artes visuais, música, teatro ou dança para elaborar e realizar na escola projetos individuais ou colaborativos visando à mediação cultural na escola.
3º BIMESTRE
Situações de aprendizagemAulasConteúdos da disciplinaHabilidades a serem desenvolvidas
S. de A. 7- Música4Sondagem- movendo a apreciação, a música está presente em tudo –pensar em intervenção em música com a exploração do canto coral.Articular imagens, ideia e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação nas linguagens das artes visuais, música, teatro ou dança, gerando projetos de intervenção na escola.
S. A. 8 – Dança2Sondagem (O que penso sobre dança coral?) responder no caderno as questões sobre quem dança, como, onde, em grupo. Falar sobre o registro de coreografia labanotation. Ação expressiva, procurar tema para criar uma coreografia e registrar no caderno, pensar no espaço de apresentação.Apresentar a ideia da intervenção em artes visuais, música, teatro, ou dança na escola por meio de projetos individuais ou colaborativos visando À mediação cultural na escola.
S. A. 9 – Teatro2Sondagem o que penso sobre intervenção cênica? Responder no caderno do aluno, para debate e hipóteses de realizações. Pesquisa em grupo na net sobre o La Fura dels Baus. O que é a falta da 4º parede? Ação expressiva registrar no caderno a discussão sobre a intervenção cênica na escola para gerar uma intervenção e depois retomar a conversa para registrar a experiência estética desenvolvida.Observar o lugar-espaço-escola como modo de fazer uma leitura-sondagem detonadora de questões propositoras para intervenção.
S. de A. 10 Conexões entre os territórios de linguagens artísticas, processo de criação e mediação cultural2criar uma intervençãoApresentar a ideia da intervenção em artes visuais, música, teatro, ou dança na escola por meio de projetos individuais ou colaborativos visando À mediação cultural na escola.
APRESENTAÇÃO 2In[ter]venção na escola: arte e ação - Suportes, ferramentas e procedimentos técnicos e inventivos n[ter]venção na escola: arte e ação - O corpo como suporte físico na dança e no teatroAmpliar a compreensão sobre a intervenção em Arte
Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo na linguagem das artes visuais, da música, do teatro ou da dança
Analisar os processos já realizados no 1o e no 2o bimestres como um modo de leitura-sondagem para a continuidade dos projetos de intervenção, individuais ou colaborativos.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

TEATRO
2In[ter]venção na escola: arte e ação - O corpo do teatro; o corpo do ator/atriz em expressão cênicaAmpliar a compreensão sobre a intervenção em Arte
Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo na linguagem das artes visuais, da música, do teatro ou da dança
Analisar os processos já realizados no 1o e no 2o bimestres como um modo de leitura-sondagem para a continuidade dos projetos de intervenção, individuais ou colaborativos
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 DANÇA2In[ter]venção na escola: arte e ação - O corpo como suporte físico na dança e no teatroAmpliar a compreensão sobre a intervenção em Arte
Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo na linguagem das artes visuais, da música, do teatro ou da dança
Analisar os processos já realizados no 1o e no 2o bimestres como um modo de leitura-sondagem para a continuidade dos projetos de intervenção, individuais ou colaborativos
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 MÚSICA2In[ter]venção na escola: arte e ação - Corpo espetacular; intervenção em espaços não convencionais; texto/escritura/temas de intervenção cênicaAmpliar a compreensão sobre a intervenção em Arte
Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo na linguagem das artes visuais, da música, do teatro ou da dança
Analisar os processos já realizados no 1o e no 2o bimestres como um modo de leitura-sondagem para a continuidade dos projetos de intervenção, individuais ou colaborativos
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4

ARTES VISUAIS
2In[ter]venção na escola: arte e ação - Visualidade da forma-conteúdo em conexão com a materialidade e os processos de criaçãoAmpliar a compreensão sobre a intervenção em Arte
Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo na linguagem das artes visuais, da música, do teatro ou da dança
Analisar os processos já realizados no 1o e no 2o bimestres como um modo de leitura-sondagem para a continuidade dos projetos de intervenção, individuais ou colaborativos
Temas Transversais:Pluralidade Cultural
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
Atividades autodidáticasAtividades didático-cooperativasAtividades Complementares
pesquisas relacionadas as linguagens artísticas de acordo com o desenvolvimento da classePalestras, Atividades plásticas em grupoVisitas a lugares culturais tais como: exposições, espetáculos de música, dança e teatro.
Valores Trabalhados na disciplinaCritérios de Avaliação
Vivência durante todo o processo ensino-aprendizagem relacionada diretamente aos quatro pilares da educação:
aprender a ser; realizar-se como pessoa em sua plenitude; aprender a aprender: adquirir os instrumentos da
compreensão; aprender a fazer: aprender a agir sobre o meio em que vive de maneira competente; aprender a
conviver: participar e cooperar com os outros de forma solidária.
Projeto de vida.
Desenvolver uma postura cidadã;
Ética como valor universal dos seres humanos;
Defesa da diversidade cultural;
A crença na convivência em grupo de forma respeitosa.
Acompanhamento, Provão, Retomada Pedagógica, Atividades Complementres PROJETO PROTAGONISTAS DA ALEGRIA
REFERÊNCIAS
Livros SugeridosSugestões de filmesSugestões de sites para pesquisa
ANDRÉ, Carminda Mendes. O teatro pós-dramático na escola. Tese (Doutorado) – Faculdade
de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.teses.usp.br>. Acesso em: 16 jul. 2013.
ARAUJO, João; PEREIRA, Margarida. 100 anos de frevo. São Paulo: José Ricardo Paes, 2007.
BLASS, Leila Maria da Silva. Desfile na avenida, trabalho na escola de samba: a dupla face do carnaval. São Paulo: Annablume, 2007.
BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: Editora da Unesp, 2003.
BÜTTNER, C. Projetos artísticos nos espaços não institucionais de hoje. In: PALLAMIN, Vera (Org.). Cidade e cultura: esfera pública e transformação urbana. São Paulo: Estação Liberdade, 2002. p. 73-101.
CANTON, Katia. Novíssima arte brasileira: um guia de tendências. São Paulo: Iluminuras, 2001.
CASTRO, Alice Viveiros de. O elogio da bobagem: palhaços no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Família Bastos, 2005.
COSTA, Cacilda Teixeira da. Arte no Brasil 1950-2000: movimentos e meios. São Paulo: Alameda, 2004.
CUNHA, Newton. Dicionário Sesc: a linguagem da cultura. São Paulo: Perspectiva, Sesc São Paulo, 2003.
FARIAS, Agnaldo. Arte brasileira hoje. São Paulo: Publifolha, 2002.
GITAHY, Celso. O que é graffiti. São Paulo: Brasiliense, 1999. (Coleção Primeiros Passos.)
GOULART, Diana; COOPER, Malu. Por todo canto: método de técnica vocal – 40 vocalises para música popular. São Paulo: G4 Editora, 2002. Inclui 2 CDs de áudio.
HERNANDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.
______. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
LEMOS, Carlos A. C. O que é patrimônio histórico. São Paulo: Brasiliense, 2004. (Coleção Primeiros Passos.)
MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; TELLES, M. Terezinha. A língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998. (Coleção Didática do Ensino.)
Caderno do Aluno, deixando as páginas anterior e posterior como suporte. Assim, essa folha pode ser cortada, furada, dobrada, amassada, vincada, trabalhada com frottage (esfregando lápis sobre texturas diversas), desenhada, pintada, colada e complementada com palavras-síntese do que foi discutido sobre intervenção nas várias linguagens artísticas. 70
MARTINS, Mirian Celeste. Mediando [con]tatos com mediação cultural, v. 1, n. 1. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, Pós-graduação, novembro de 2007.
MOMMENSON, Maria; PETRELLA, Paulo (Orgs.). Reflexões sobre Laban, o mestre do movimento. São Paulo: Summus, 2006.
Vídeo Mar de gente - Ivaldo Bertazzo CIRCO CONTEMPORÂNEO. Disponível
em: <http://www.parlapatoes.com.br/>; <http://www.namakaca.com.br>; <http://www.piafraus.com.br>; <http://www.teatrodeanonimo.com.
br>; <http://www.acrobaticofratelli.com.br>;<http://www.intrepidatrupe.com.br>.Acessos em: 5 nov. 2013.
DANÇA. Disponível em: <http://www.idanca.net>; <http://www.centrocultural.sp.gov.br/danca/index.htm>. Acessos em: 5 nov. 2013.
EARLY MUSIC AMERICA. Música medieval, renascentista, barroca e clássica.
Disponível em: <http://earlymusic.org>.Acesso em: 26 set. 2013.
ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL DE ARTE E CULTURA BRASILEIRAS.
Disponível em: <http://novo.itaucultural.org.br/conheca/enciclopedia/>. Acesso em: 26 jun. 2013.
ESCOLAS DE CIRCO. Disponível em: <http://www.funarte.gov.br/circo/>; <http://www.galpaodocirco.com.br>; <http://www.pindoramacircus.com.br/>. Acessos em: 29 maio 2013.
GILBERTO GIL. Disponível em: <http://www.gilbertogil.com.br>. Acesso em: 30 maio 2013.
GRUPO PORO. Disponível em: <http://poro.redezero.org>. Acesso em: 20 maio 2013.
INSTITUTO ARTE NA ESCOLA. DVDteca.Disponível em: <http://www.artenaescola.org.
br/dvdteca/>. Acesso em: 29 maio 2013.
INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL
(Iphan). Disponível em: <http://www.iphan.gov.br/portal/>. Acesso em: 29 maio 2013.
JENNY HOLZER. Disponível em: <http://www.magnetoscopio.com.br/jenny_holzer.htm>.
Acesso em: 30 maio 2013.
JORGE MACCHI. Disponível em: <http://jorgemacchi.com> (em inglês e espanhol). Acesso em: 29 maio 2013.
LA FURA DELS BAUS. Disponível em: <http://lafura.com> (em inglês). Acesso em: 5 nov. 2013.
MÔNICA NADOR E JARDIM MIRIAM ARTE CLUBE (Jamac). Disponível em:
<http://www.jamac.org.br>; <http://entretenimento.uol.com.br/27bienal/artistas/jamac.
jhtm>. Acessos em: 5 nov. 2013.
MPB4. Disponível em: <http://www.mpb4.com.br>. Acesso em: 30 maio 2013.
VALIDAÇÃO PCAVALIDAÇÃO PCGVALIDAÇÃO DIRETOR

2ª SÉRIE


GUIA DE APRENDIZAGEM 2016
EE REVERENDO AUGUSTO PAES DE ÁVILA
PROFESSOR:VANESSA DISCIPLINA: ARTE SÉRIES/TURMAS: 2ª A; B e C
JUSTIFICATIVA DA UNIDADE
A proposta deste bimestre fundamenta-se na necessidade da apropriação de temas relacionados a Criação/produção em arte – o fazer artístico faz-se necessário para que no decorrer das aulas as ações na sala de aula aconteçam a fruição estética – apreciação significativa da arte e do universo a ela relacionado, leitura, crítica atrelado ao trabalho docente, pautadas nos quatro pilares - conhecer, fazer, ser e conviver.
Considerando o jovem como um produtor cultural, conduzindo o jovem a olhar o próprio contexto, a cidade e a escola, propondo intervenções, desenvolvendo poéticas em projetos individuais e coletivos, realizando festivais, mostras, exposições etc.
Incutir no educando a necessidade de atrelar o desenvolvimento dos conteúdos relacionados a disciplina ao seu Projeto de Vida juntamente com o domínio de competências e habilidades necessárias para ministrar a disciplina de arte como produto da história e da multiplicidade de culturas primando a excelência acadêmica."
OBJETIVOS
Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança
• Operar com diferentes procedimentos artísticos na criação de poéticas pessoais ou processos colaborativos
• Pesquisar festivais e salões como formas de mostrar a produção artística
• Analisar processos já realizados nos bimestres anteriores para dar continuidade aos projetos individuais ou colaborativos Elaborar, realizar, mostrar e documentar um projeto poético
• Reconhecer conceitos, procedimentos e conteúdos investigados e experimentados em Arte durante o ano letivo.
3º BIMESTRE
Situações de aprendizagemAulasConteúdos da disciplinaHabilidades a serem desenvolvidas
Situação de Aprendizagem 8 - Música2Vivenciar a intervenção poética durante o fazer da construção artística, inventando o seu modo de fazer. Vivenciar a intervenção poética durante o fazer da construção artística, inventando o seu modo de fazer.
Situação de Aprendizagem 9 – Dança2Dança- Investigar as potencialidades das relações entre linguagens e forma e conteúdo. Investigar as potencialidades das relações entre linguagens e forma e conteúdo.
Situação de Aprendizagem 10 – Teatro2intervenção poética durante o fazer da construção artística, inventando o seu modo de fazer.Vivenciar a intervenção poética durante o fazer da construção artística, inventando o seu modo de fazer.
Situação de Aprendizagem 11 - Conexões entre os Territórios de linguagens artísticas, forma-conteúdo e processo de criação.2Conexões entre os Territórios de linguagens artísticas, forma-conteúdo e processo de criação.Inventar e elaborar a escrita de pré-projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para realização do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno, no 2º semestre.
S. A. 1 - MÚSICA2Tempo de fazer, gestando o mostrar Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança
Operar com diferentes procedimentos artísticos na criação de poéticas pessoais ou processos colaborativos
Pesquisar festivais e salões como formas de mostrar a produção artística
Analisar processos já realizados nos bimestres anteriores para dar continuidade aos projetos individuais ou colaborativos
S. A. 2 - DANÇA2Tempo de fazer, gestando o mostrar - O festival e o salão como modo de mostrar a produçãoAnalisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança
Operar com diferentes procedimentos artísticos na criação de poéticas pessoais ou processos colaborativos
Pesquisar festivais e salões como formas de mostrar a produção artística
Analisar processos já realizados nos bimestres anteriores para dar continuidade aos projetos individuais ou colaborativos
S. A. 3 - ARTES VISUAIS4Tempo de fazer, gestando o mostrar - O desenho de animaçãoAnalisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança
Operar com diferentes procedimentos artísticos na criação de poéticas pessoais ou processos colaborativos
Pesquisar festivais e salões como formas de mostrar a produção artística
Analisar processos já realizados nos bimestres anteriores para dar continuidade aos projetos individuais ou colaborativos
S. A. 4 - TEATRO4Tempo de fazer, gestando o mostrar - A improvisação teatralAnalisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança
Operar com diferentes procedimentos artísticos na criação de poéticas pessoais ou processos colaborativos
Pesquisar festivais e salões como formas de mostrar a produção artística
Analisar processos já realizados nos bimestres anteriores para dar continuidade aos projetos individuais ou colaborativos
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
Atividades autodidáticasAtividades didático-cooperativasAtividades Complementares
página 48- 56 ; 59- 72Palestras, Atividades plásticas em grupovisitas a lugares culturais tais como: exposições, espetáculos de música, dança e teatro.
Valores Trabalhados na disciplinaCritérios de Avaliação
pesquisas relacionadas as linguagens artísticasprocessual. Visitas a lugares culturais tais como: exposições, espetáculos de música, dança e teatro.
REFERÊNCIAS
Livros SugeridosSugestões de filmesSugestões de sites para pesquisa
PEIXOTO, Maria Ines Hamann. Arte e Grande Público: a distância a ser extinta. Campinas:PROGRAMA CULTURA E CURRÍCULO
BUARQUE, Chico. Roda viva. Rio de Janeiro:EMI, 2006. (Série Chico Buarque Especial, 4.)
1 DVD.
PASCOAL, Hermeto; ZIMBO TRIO; GISMONTI,Egberto. Hermeto Pascoal, Zimbo Trio e Egberto Gismonti – ao vivo na Sala Cecília Meireles (RJ). Rio de Janeiro: ALG Áudio
e Vídeo, 2006. 1 DVD.
profvanessaarte.blogspot.com.br
FOTOGRAFIA BRASILEIRA. Disponível em: <http://www.imafotogaleria.com.br/galeria>.
Acesso em: 25 jul. 2013.
HENRI CARTIER-BRESSON. Disponível em: <http://www.henricartierbresson.org/index_en.htm> (em inglês). Acesso em: 25 jul. 2013.
HERMETO PASCOAL. Disponível em: <http://www.hermetopascoal.com.br>,
<http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/ver/hermeto-pascoal>.
LUCIANO MARIUSSI. Disponível em:<http://www.muvi.advant.com.br/artistas/l/
luciano_mariussi/luciano_mariussi.htm>.
Acesso em: 20 maio 2013.
LYGIA CLARK. Disponível em: <http://www.lygiaclark.org.br>. Acesso em: 20 maio 2013.
QUASAR CIA. DE DANÇA. Disponível em:<http://quasarciadedanca.blogspot.com.br/>.
VALIDAÇÃO PCAVALIDAÇÃO PCGVALIDAÇÃO DIRETOR

3ª SÉRIE


GUIA DE APRENDIZAGEM 2016
EE REVERENDO AUGUSTO PAES DE ÁVILA
PROFESSOR: VANESSA CASTELÃO DISCIPLINA: ARTE SÉRIES/TURMAS: 3ª A; B e C
JUSTIFICATIVA DA UNIDADE
A proposta deste bimestre fundamenta-se na necessidade da apropriação de temas relacionados a Criação/produção em arte – o fazer artístico faz-se necessário para que no decorrer das aulas as ações na sala de aula aconteçam a fruição estética – apreciação significativa da arte e do universo a ela relacionado, leitura, crítica atrelado ao trabalho docente, pautadas nos quatro pilares - conhecer, fazer, ser e conviver.
Considerando o jovem como um produtor cultural, conduzindo o jovem a olhar o próprio contexto, a cidade e a escola, propondo intervenções, desenvolvendo poéticas em projetos individuais e coletivos, realizando festivais, mostras, exposições etc.
Incutir no educando a necessidade de atrelar o desenvolvimento dos conteúdos relacionados a disciplina ao seu Projeto de Vida juntamente com o domínio de competências e habilidades necessárias para ministrar a disciplina de arte como produto da história e da multiplicidade de culturas primando a excelência acadêmica.
OBJETIVOS
• Propiciar o desenvolvimento das habilidades de investigar, por meio da experimentação (voz e corpo), os percursos para a construção poética e o processo de criação musical; reconhecer as
profissões existentes no campo da música para compreender sua atuação no mercado de trabalho; observar as tendências musicais apresentadas pelas mídias e os diversos recursos tecnológicos digitais em diálogo com o território da mediação cultural.
• Compreender os conceitos estudados e sua relação com a produção de um espetáculo teatral de animação.
• Possibilitar o estudo sobre a origem dessa modalidade teatral e sua trajetória até a contemporaneidade;
• Ampliar as possibilidades de pesquisa sobre as profissões relacionadas à sua produção. "
3º BIMESTRE
Situações de aprendizagemAulasConteúdos da disciplinaHabilidades a serem desenvolvidas
1- Música – Jingle10 Proposição 1: Jingle – Movendo a apreciação: escuta musical Proposição 2: Jingle – Expressão poética / Proposição 3: Jingle – Criando efeitos sonoros na sala de informática / Proposição 3: Jingle – Criando efeitos sonoros na sala de informática / ► Investigar, por meio da experimentação (voz e corpo), quais os percursos para a
construção poética e o processo de criação musical do Jinglista e do DJ;
2 - Música – DJ4Proposição 1: Percussão corporal – tirando o som do próprio corpo / Proposição 2: Percussão vocal – como reproduzir sons / Proposição 3: DJ – Ação expressiva / ► Reconhecer as profissões existentes no campo da música para compreender sua atuação no mercado de trabalho;
► Observar as tendências musicais apresentadas pelas mídias e os diversos recursos
tecnológicos digitais.
3 - Início, meio e fim – ações para divulgar6Situação de Aprendizagem III: Início, meio e fim – ações para divulgar / ► Reconhecer as profissões existentes no campo da música para compreender sua atuação no mercado de trabalho;
► Observar as tendências musicais apresentadas pelas mídias e os diversos recursos
tecnológicos digitais.
Temas Transversais:• Pluralidade Cultural
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
Atividades autodidáticasAtividades didático-cooperativasAtividades Complementares
pesquisas relacionadas as linguagens artísticasPalestras, Atividades e/ou colaborativas; publicação o blog da salavisitas a lugares culturais tais como: exposições, espetáculos de música, dança e teatro (com registro acerca do assunto tratado.
Valores Trabalhados na disciplinaCritérios de Avaliação
ÉTICA E RESPEITO NAS PRODUÇÕES INDIVIDUAIS OU COLABORATIVAS."Avaliação contínua e formativa, em processo dinâmico;
Observação da participação e discussões em sala de aula e das produções artísticas referentes aos conteúdos estudados; atividades em grupo; produções textuais. Verificação de conteúdo ligados a disciplina área de conhecimento e demais disciplinas. "
REFERÊNCIAS
Livros SugeridosSugestões de filmesSugestões de sites para pesquisa
"DOMINGUES, Diana (org.). Arte, ciência e tecnologia: passado, presente e desafios; Flávia Gisela Saretta et al., tradutores – São Paulo: Editora UNESP, 2009

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini;
coordenação de área, Alice Vieira. – São Paulo: SEE, 2010.

Geraldo de Oliveira Suzigan, Gisa Picosque, Jéssica Mami Makino, Miriam Celeste Martins, Sayonara Pereira, São Paulo: SEE, 2009.

SCHLICHTA, Consuelo. Arte e educação, há um lugar para a arte no ensino médio?/Consuelo Schlichta – Curitiba: Aymará, 2009.

ZUBEN, Paulo, 1969 – Música e Tecnologia: o som e seus novos instrumentos/Paulo Zuben – São

Paulo. Irmãos Vitale. 2004 – (Conexões Musicais)



PROGRAMA TV ESCOLA- Caminhos da escola - Especial - Desafio luteria - A Música Nunca Parou BEATBOX, Fernandinho – Caminho Estreito - http://www.fernandinhobeatbox.com.br

Direitos autorais - http://www2.cultura.gov.br/site/?cat=187.

Direitos autorais – Lei no 9.610, de 19.02.1998

http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/5198.html

Domínio Público – http://www.dominiopublico.gov.br

Portal do Professor/MEC – http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html" www.profvanessaarte.blogspot.com.br        

Nenhum comentário:

Postar um comentário