segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Conhecendo mais: Histórias e Lendas de São Vicente

Conheça mais sobre as lendas e histórias de São Vicente. Clique aqui


XV de Novembro e Marquês de São Vicente, a Praça João Pessoa foi a homenagem prestada pela Prefeitura e Câmara vicentinas a João Pessoa, pela coragem e ousadia na luta pela democracia.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Final de semana em Praia Grande tem diversas opções gratuitas

Final de semana em Praia Grande tem diversas opções gratuitas




Teatro, exposições e Festa do Morango são destaques
17/9/2015 | Aline Rollo, MTB: 39.222
 
Apresentações teatrais, exposições, passeios e gastronomia. Praia Grande tem diversas opções de lazer gratuitas neste final de semana. Confira!

Exposição Artes Visuais – Mapa Cultural Paulista
A Galeria Nilton Zanotti recebe as obras selecionadas para a etapa regional do Mapa Cultural Paulista, com visitação até o dia 20. Artistas da região enviaram os trabalhos para julgamento e exposição aberta ao público. São pinturas, esculturas, fotografias e gravuras. A Galeria Nilton Zanotti fica no Palácio das Artes, na Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600. A visitação acontece das 14 às 17 horas.

Café com Arco – Circuito Cultural Paulista
A Cia Beira Serra traz a Praia Grande um espetáculo de rua cheio de encantamento, histórias de amor e muita alegria circense através do Circuito Cultural Paulista. Café com Arco conta a história de um jovem tímido que pede a ajuda do público para declarar seu amor a uma moça. Acontece no sábado, dia 19, às 16 horas, no Parque Leopoldo Estásio Vanderlinde, ao lado do Terminal Tude Bastos. A entrada é gratuita. 

A Audição: Chico Encanta – Mostra de Teatro Praia Grande
Este espetáculo diferente e irreverente volta ao palco do Teatro Serafim Gonzalez pela Mostra de Teatro Praia Grande. Madame Margareth Syannettu está prestes a voltar ao estrelato, selecionando artistas para um novo espetáculo sobre o cantor e compositor Chico Buarque. O público pode se preparar para muitas surpresas e risadas numa noite imperdível. Acontece no dia 19, sábado, às 20 horas, com entrada gratuita.

Festa do Morango

A primeira edição da Festa do Morango acontece toda sexta, sábado e domingo do mês de setembro em Praia Grande, das 14 às 22 horas. São 30 expositores oferecendo as melhores iguarias feitas com a fruta. As crianças podem aproveitar um parque de diversões montado no local. O evento tem caráter beneficente, com renda revertida para algumas instituições, entre elas a Apae, e é organizada pela Associação Assistencial Cidade da Criança. A entrada e o estacionamento são gratuitos. O Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues fica na Avenida Ministro Marcos Freire, altura do viaduto 8 da Via Expressa Sul, no Quietude.

Exposições
“Praia Grande: do Passado ao Presente” – A exposição, que fica no Museu da Cidade, abriga fotos e documentos de Praia Grande desde a época da emancipação. Destaque para os monóculos gigantes, que convidam o visitante para uma viagem no tempo. O Museu da Cidade fica no Palácio das Artes e a visitação acontece de terça a sábado, das 14 às 17h30, gratuitamente. Informações pelo telefone 3496-5713.

Passeios
Fortaleza Itaipu - Construída em 1902, marca o nascimento de Praia Grande e possui muitas espécies da Mata Atlântica. Do local é possível visualizar toda a baía de Santos. Os passeios são agendados através do telefone 3473-2511. A Fortaleza fica na Avenida Marechal Mallet, no Canto do Forte.

Área de Lazer Ézio Dall’Acqua (Portinho) – Grande complexo de diversão para toda a família, o Portinho possui quiosques, churrasqueiras, quadras poliesportivas, playgrounds, espaço para pesca e aluguel de barcos, tudo às margens do Mar Pequeno. Funciona todos os dias com entrada gratuita.

Parque Leopoldo Estásio Vanderlinde – Excelente opção para quem quer cuidar do corpo, patinar ou simplesmente passar uma tarde com amigos e família. O parque possui quiosques, playgrounds, bosque e sanitários. A entrada é gratuita e o Parque fica ao lado do Terminal Tude Bastos. 

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

Fonte: www.praiagrande.sp.gov.br

Praia Grande recebe mais um espetáculo do Circuito Cultural Paulista - Café com Arco será apresentado a céu aberto com entrada gratuita no próximo sábado 19/9


Praia Grande recebe mais um espetáculo do Circuito Cultural Paulista


Café com Arco será apresentado a céu aberto com entrada gratuita no próximo sábado (19)
15/9/2015 | Aline Rollo, MTB: 39.222
 
No próximo sábado, dia 19, o Parque Leopoldo Estásio Vanderlinde recebe uma apresentação pra lá de especial. O Circuito Cultural Paulista traz a Praia Grande o espetáculo Café com Arco, da Cia Beira Serra de Circo e Teatro.

A Cia Beira Serra foi formada em 2014 pelos atores Fernando Vasques e Mimi Tortorella, em Botucatu, interior do estado de São Paulo. A ideia do espetáculo Café com Arco surgiu das raízes caipiras dos atores.

A peça, encenada a céu aberto, conta a história de Januário, que é apaixonado por Sá Marica desde a infância e finalmente decide se declarar. Tímido e sem saber o que fazer, Januário pede a ajuda do público para realizar uma serenata para Sá Marica. O encontro vai promover muitas lembranças de infância, fazendo com que os dois festejem e celebrem o fato de estarem lado a lado por tantos anos.

Um espetáculo de rua com a magia e o encanto do circo, que fará o público se apaixonar pela história.

Café com Arco será apresentado às 16 horas, com entrada gratuita. O Parque Leopoldo Estádio Vanderlinde fica na Rua José Bonifácio, ao lado do terminal Tude Bastos.

Circuito Cultural Paulista – A Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo promove diversos espetáculos gratuitos para a população de todo o Estado através do Circuito Cultural Paulista, que visa incentivar e fomentar a arte e a cultura de forma ampla e aberta ao público.

Fonte: www.praiagrande.sp.gov.br

Mostra de teatro Praia Grande tem início nesta terça-feira (15)


Mostra de teatro Praia Grande tem início nesta terça-feira (15)



Evento apresenta cinco espetáculos e 11 cenas teatrais gratuitamente
14/9/2015 | Lorena Flosi , MTB: 40.295
 
Começa nesta terça-feira (15) a primeira edição da Mostra de Teatro Praia Grande. Até o próximo sábado (19), serão 11 cenas teatrais, com cerca de 15 minutos cada e cinco espetáculos oferecidos gratuitamente à população. Todos os grupos participantes são de Praia Grande. A apresentação das cenas inicia-se às 16 horas. Já os espetáculos começam sempre às 19h30, no Teatro Serafim Gonzalez, Palácio das Artes (Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1600, Boqueirão). Outras informações pelo telefone 3496-5719.

O chefe do departamento de Gestão Cultural, Renato Paes, afirma que a ideia da Mostra de Teatro surgiu da importância de se reunir os grupos teatrais do Município, divulgando o que há de melhor na cena regional. “Praia Grande precisa reunir artistas por meio de mostras, encontros e festivais. É uma forma de mapearmos o cenário teatral, o que produzimos cenicamente e quais os caminhos do nosso teatro”.

Para Renato, a ideia é dar visibilidade aos artistas e grupos. “Temos grandes nomes experientes e excelentes artistas amadores. O interessante da Mostra é reunir todas as categorias, levando o público para conhecer a arte e os espetáculos nos nossos equipamentos teatrais, o Teatro Serafim Gonzalez e o Leni Morato”.

Confira a programação:

Dia 15/09 – Terça-feira

Cenas – 16h
Grupo: Grupo de Teatro Água Viva
Cena: Everthing
10 minutos / Classificação: Livre / Gênero:Religioso
A cena teatral “Everthing” possui um formato sem falas (Mímica), somente expressões e movimentos com o corpo, o que torna a peça impactante e emocionante com os relances e altos da música.

Grupo: Arte em Foco
Cena: Mário Possani em... A aula saudável
15 minutos / Classificação: Livre / Gênero: Educativa
Esse texto é baseado nas aulas de ciência e também nos alimentos consumidos pelos alunos e os resíduos deixados por eles. A cena narra os acontecimentos do cotidiano escolar, mostrando a importância de uma boa alimentação e a relação que ela tem com o meio ambiente. Trata-se de uma aula de ciências que dá a continuidade em casa.

Grupo: Teatro Atenas
Cena: E agora? O Céu está lotado
15 minutos / Classificação: Livre / Gênero:
A peça fala de preconceito, com uma pitada de humor, e vai abordar os assuntos mais polêmicos de uma maneira divertida.

Espetáculo – 19h30
Grupo: Trupe do CEEJA
Espetáculo: Fuzuê no Arraial: O dia que o Coronel Semprônio contratou Zóio Vermelho pra matar Carlos Marx Antônio
60 minutos / Classificação: Livre / Gênero: Comédia
No Arraial de Santana do Jetibá muitas confusões acontecem por conta de um casamento escondido, um padre boa gente e um pistoleiro afamado. E assim se arma um “Fuzuê no Arraial”.

Dia 16/09 – Quarta-feira

Cenas – 16h

Grupo: Revirados
Cena: Sítio do Pica-pau Amarelo – A Gota d’àgua
15 minutos / Classificação: Livre / Gênero: Educativa
A cena tem o objetivo de conscientizar o público em geral quanto ao uso correto da água, hoje considerada como nosso “bem mais precioso”.

Grupo: Cia. De Arte Colégio França
Cena: Meu pé de laranja Lima
14 minutos / Classificação: Livre / Gênero:
Na obra mais conhecida de José Mauro, a pobreza, a solidão e o desajuste social, vistos pelos olhos ingênuos de uma criança de seis anos. Nascido em uma família pobre e numerosa, Zezé é um menino especial, que nos envolve e nos revela seus sonhos e desejos, por meio de conversas com seu pé de laranja Lima, encontrando na fantasia a alegria de viver. No hostil mundo adulto ele encontra amparo e afeto em algumas pessoas. A vida, porém, lhe ensina tudo cedo demais.

Espetáculo – 19h30
Grupo: Cia. Teatral Os Cidadãos Brasileiros.
Espetáculo: Eu preciso ser cidadão
50 minutos / Classificação: Livre / Gênero: Educativo
Uma companhia teatral preparada pedagogicamente para atuar na área de cidadania e educação. Através dos temas transversais, em atividades extraclasse e interdisciplinar trabalhamos os temas de melhores posturas cidadãs.


Dia 17/09 - Quinta-feira

Cenas - 16h
Grupo: Grupo Experimental Artcena
Cena: A Flor da Pele
15 minutos / Classificação: Livre / Gênero:
Coletânea de textos escritos pelos alunos da escola. Cena juvenil que conta a história de Sofia que, sendo desprezada pela mãe encontra nos adolescentes Paulinho e Letícia o amparo para suas frustrações que a iniciam no mundo das drogas.

Grupo: Vindos de lá – ETEC
15 minutos / Classificação: Livre / Gênero:
Em um universo onde a imaginação invade a realidade de forma divertida e inocente, encontram-se cinco crianças que mesmo carentes conseguem enxergar a magia em um circo definhado e dentro de suas cabeças são capazes de trazê-los a vida novamente. Grupo: Semearte – Instituto de Ação Social de Praia Grande
Cena: Gravidez na Adolescência: Pare, pense, informe-se: previna-se.
30 minutos / Classificação:/ Gênero:
Trata da temática da prevenção da gravidez na adolescência, em forma de contos de fadas.

Espetáculo – 19h30
Grupo: Cia. Recriapalhando
Espetáculo: Ela, Um espetáculo Mulher
A proposta do espetáculo é a reflexão da mulher por ela mesma. Uma exposição consciente da alma feminina, sem medo, sem desejo de afrontar, mas apenas traduzir-se, desvendar-se sem que se perca a sedução de seu mistério.
Duração: 35 minutos / Classificação: 16 anos / Gênero: Monólogo

Dia 18/09 – Sexta-feira

Cena – 16h

Grupo: Complementação Educacional Antonio Peres
Cena: Vida
10 minutos / Classificação:/ Gênero:
A cena mostra de forma clara e objetiva sem deixar de lado a reflexão sobre a luta interna do ser humano onde a consciência é movida pela fé. A fé de uma jovem é colocada à prova através dos seus desejos, em seu caminho depara-se com álcool, drogas, jogo, prostituição e por fim o suicídio, neste momento uma luta espiritual é travada. Quem será o vencedor, o bem ou o mal?

Grupo: 8ª A’rte
Cena: A Revolução Francesa
15 minutos / Classificação:12 anos/ Gênero:
A cena conta sobre de um dos mais importantes episódios da história Ocidental, mostrando como a população sofria com altos impostos e grandes desigualdades sociais, mostrando as discussões iluministas, a Queda da Bastilha e por fim a execução do Rei Luís XVI.

Grupo Tupi
Cena: Eu vou te contar
15 minutos / Classificação: Livre/ Gênero:Monólogo
Reflexão de uma mulher moderna, independente e auto suficiente, mas que se depara com o fim de um relacionamento perturbado.

Espetáculo – 19h30
Grupo: Grupo Artístico Manamanah
Espetáculo: Complexidade Feminina
Duração: 30 minutos / Classificação: / Gênero: Comédia
A peça narra a saga de um simples homem que desde um espermatozoide já sofre com a fantástica e irreverente complexidade feminina. A história percorre o mundo feminino e mostra a paciência deste homem em tentar compreender o universo de sua parceira. Mas será que é tão difícil entender a natureza feminina ou são os homens que nunca conseguem captar os sinais de algumas coisas?

Espetáculo – 20h30
Grupo: Núcleo de Criação Teatral Palácio das Artes
Espetáculo: O Auto do Santo Fajuto
Em uma cidade em algum lugar do interior do Brasil, onde a religião é levada muito a sério, uma beata mãe de seis filhas e um filho se envolve em uma grande confusão por conta de uma promessa não cumprida para o Santo padroeiro da cidade.
Duração: 40 minutos / Classificação: Livre / Gênero: Comédia

Dia 19/09 – Sábado
Espetáculo – 20h
Grupo: Companhia de teatro Musical Palácio das Artes
Espetáculo: A Audição – Chico Encanta
A peça gira em torno do retorno da diva Margareth, que ficou anos afastada dos palcos. É a grande oportunidade para a formação de um espetáculo que homenageia o cantor e compositor Chico Buarque, amigo íntimo da diretora. Com muitas surpresas e humor, A Audição – Chico Encanta tem um texto leve, que faz com que o público literalmente entre no espetáculo, desejando realmente, fazer parte do elenco de Margareth Syannethu e brilhar Brasil afora.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

fonte : www.praiagrande.sp.gov.br

Projeto Entre Muros, Figuras e Palavras tem início em fase experimental



Projeto Entre Muros, Figuras e Palavras tem início em fase experimental



Objetivo é transformar espaços sem uso através da arte muralista
14/9/2015 | Aline Rollo, MTB: 39.222
 
Transformar espaços de edificações públicas ou privadas de Praia Grande em espaços criativos, que instiguem a imaginação e a percepção da arte muralista. Esse é o objetivo do projeto Entre Muros, Figuras e Palavras, da Divisão de Artes Visuais da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).

Os professores Osmário Barreto, Maria Fernanda Capelli e Filomena Coleto idealizaram o projeto baseado na arte muralista, amplamente divulgado por artistas como Diego Rivera, Cândido Portinari, Miguel dos Santos, Carybé, entre outros.

O projeto teve início no próprio Palácio das Artes. As paredes internas do elevador foram pintadas com a representação do céu, tornando o local menos “claustrofóbico”, segundo o professor Osmário Barreto. “Começamos o projeto aqui mesmo, com a ideia de fazer com que a pessoa que utilize o elevador tenha uma imagem bonita e menos fechada do local”.

Junto com o desenho do céu azul, a inscrição: “Eu não tenho paredes, só tenho horizontes”, de Mario Quintana. “Essa frase simboliza exatamente o que é o projeto: provocar a curiosidade e uma visão diferente de quem observa essa arte em questão”, afirma Osmário.

De acordo com ele, o projeto vai além. “Queremos ampliar a pesquisa para a área educativa nas escolas, procurando espaços de educação formal e não formal, onde se pretende levar a prática e a linguagem da pintura muralista ao conhecimento da população em geral, transformando lugares cinza do cotidiano em lugares de luz, cor e brilho para todos”.

O projeto Entre Muros, Figuras e Palavras está em fase experimental e pode ser conferido no elevador do Palácio das Artes. Em breve, serão iniciadas atividades em outros espaços públicos ou particulares da Cidade. 

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

Fonte: www.praiagrande.sp.gov.br