sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Projeto Entre Muros, Figuras e Palavras tem início em fase experimental



Projeto Entre Muros, Figuras e Palavras tem início em fase experimental



Objetivo é transformar espaços sem uso através da arte muralista
14/9/2015 | Aline Rollo, MTB: 39.222
 
Transformar espaços de edificações públicas ou privadas de Praia Grande em espaços criativos, que instiguem a imaginação e a percepção da arte muralista. Esse é o objetivo do projeto Entre Muros, Figuras e Palavras, da Divisão de Artes Visuais da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).

Os professores Osmário Barreto, Maria Fernanda Capelli e Filomena Coleto idealizaram o projeto baseado na arte muralista, amplamente divulgado por artistas como Diego Rivera, Cândido Portinari, Miguel dos Santos, Carybé, entre outros.

O projeto teve início no próprio Palácio das Artes. As paredes internas do elevador foram pintadas com a representação do céu, tornando o local menos “claustrofóbico”, segundo o professor Osmário Barreto. “Começamos o projeto aqui mesmo, com a ideia de fazer com que a pessoa que utilize o elevador tenha uma imagem bonita e menos fechada do local”.

Junto com o desenho do céu azul, a inscrição: “Eu não tenho paredes, só tenho horizontes”, de Mario Quintana. “Essa frase simboliza exatamente o que é o projeto: provocar a curiosidade e uma visão diferente de quem observa essa arte em questão”, afirma Osmário.

De acordo com ele, o projeto vai além. “Queremos ampliar a pesquisa para a área educativa nas escolas, procurando espaços de educação formal e não formal, onde se pretende levar a prática e a linguagem da pintura muralista ao conhecimento da população em geral, transformando lugares cinza do cotidiano em lugares de luz, cor e brilho para todos”.

O projeto Entre Muros, Figuras e Palavras está em fase experimental e pode ser conferido no elevador do Palácio das Artes. Em breve, serão iniciadas atividades em outros espaços públicos ou particulares da Cidade. 

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.

Fonte: www.praiagrande.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário